quinta-feira, 16 de julho de 2009

NUFOPES em ação!

Texto publicado no blog www.sescliteratura.blogspot.com no dia 26/06/2009 às 21h47min
O que é preciso para escrever? Feche os olhos, sinta seu corpo, permita-se... É necessário esticar bem o corpo para poder escrever!
Você deve estar pensando que é papel e caneta. Mas na verdade pode-se escrever usando vários recursos, até o próprio corpo.
Esse foi o gancho para o inicio das atividades do primeiro encontro dos participantes da ação “Um Conto Atrás do Outro”. Como resumir esse encontro? Algumas palavras podem descrevê-lo:
Limite
Autoconhecimento
Criatividade

Orientados pelo ator Thiago Sampaio os participantes conseguiram explorar as percepções e sensações de seus corpos, ao máximo, através de técnicas psicofísicas. Não era permitido falar. A linguagem universal naquele momento era gestual, instigando a observação e a percepção.

Escrever usando o corpo como recurso, mas não utilizando partes óbvias do corpo como as mãos, mas explorando os limites corporais desenhando formas geométricas, escrevendo o nome no ar, palavras e até frases movimentando partes do próprio corpo.

Aos poucos as pessoas mergulharam nas brincadeiras e espreguiçaram como gatos, nadaram como peixes, enfim! Tomaram conta da imaginação e superaram limites e tabus. Foi um dia de exercícios. Alguns livres para despertar potenciais criativos outros guiados, mas sempre explorando os limites do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário